Coordenador : Jacqueline da Silva Deolindo Curvello
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 389682.2202.274772.24022023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do Pré Social Jorge da Paz Almeida são estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do município de Campos dos Goytacazes. Também serão aceitos estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio com bolsa integral (100%) em escolas privadas do município. Os candidatos farão sua inscrição via formulário a ser divulgado amplamente via redes socias, cartazes e visita às escolas da cidade. Pretende-se atingir a lotação das 40 vagas. Também pretende-se atingir/envolver o público interno do ESR, incluindo técnicos-administrativos e professores que se voluntariem para colaborar na supervisão da coordenação e dos planos de ensino das diversas disciplinas, e graduandos do bacharelado e da licenciatura, seja como tutores bolsistas ou voluntários para as diversas atividades a serem desenvolvidas pelo projeto. Além disso, pretende-se atingir/envolver o público externo, mais especificamente, professores voluntários que possam ajudar na supervisão das atividades pedagógicas ministradas pelos tutores e profissionais de diversas áreas para falarem sobre seu trabalho e motivarem os pré-universitários à formação.
Local de atuação: O Pré Social Jorge da Paz Almeida é sediado no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Rua José do Patrocínio, 71 - Centro. Estão reservadas as salas G102 (para a coordenação/secretaria do projeto), salas G202 e F207 (disponíveis para aulas, oficinas e outras atividades) e uma sala de informática, cedida pelo Programa Universidade da Terceira Idade - UNITI
Objetivo
Este projeto tem como objetivo oferecer, no âmbito do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, um curso pré-universitário gratuito e de qualidade que seja uma alternativa para aspirantes ao ensino superior oriundos das escolas públicas de Campos dos Goytacazes e/ou bolsistas integrais em escolas particulares da cidade que sintam a necessidade de reunir/desenvolver/ampliar conhecimentos e competências para ter sucesso nos exames de admissão, seja Enem ou vestibular, e, assim, colaborar com a redução da desigualdade observada na disputa por vagas em cursos de graduação. Como objetivos específicos, pretende: * oferecer disciplinas que contemplem as áreas de conhecimento do ENEM: Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), Literatura, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além de competências previstas nos eixos cognitivos elencados pela Matriz de Referência ENEM, elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) * incentivar o ingresso nos cursos de graduação do ESR, através da realização de atividades que visem apresentar a UFF e os cursos oferecidos, sua estrutura e funcionamento; * oferecer orientação vocacional e encontros com profissionais das áreas pretendidas pelos pré-vestibulandos para conversas sobre o mercado de trabalho e possibilidades da formação profissional; * promover, entre estudantes de graduação, bolsistas e voluntários, da UFF e de outras instituições de ensino superior do município, o exercício da prática docente como parte fundamental para sua formação, sendo orientados e supervisionados por professores do Instituto e de instituições parceiras.
Resumo
Propomos a renovação da vigência do projeto Pré Social Jorge da Paz Almeida, que entra em seu segundo ano, para garantir que, com a concesão de bolsas para tutores, que são alunas e alunos de graduação dos diversos cursos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, essa ação extensionista continue a atender as necessidades educacionais de estudantes que demandam um pré-universitário gratuito e de qualidade. O projeto tem como objetivo assistir e promover esse público no esforço de acessar o ensino superior, notadamente em universidades públicas, o que contempla os próprios contextos de criação e expansão do ESR (através do Reuni). Aos estudantes matriculados serão oferecidas aulas adaptadas aos conteúdos e práticas valorizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também de oficinas de apresentação da universidade pública, com o objetivo geral de diminuir a desigualdade observada entre alunos de escolas públicas e privadas na disputa por vagas em cursos de graduação. Entre os objetivo específicos estão aprofundar o conhecimento dos estudantes participantes nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, além das oficinas interdisciplinares a fim de capacitá-los para a realização do ENEM e de vestibulares e socializá-los no contexto universitário.